sexta-feira, fevereiro 7

Sanafest e o que comprei por lá!

Pra quem não sabe, o Sanafest é um evento que acontece duas vezes por ano e que tem como objetivo reunir quase tudo da cultura oriental - com foco na cultura japonesa. Fui no Sanafest, que aconteceu no dia 01/02, e é uma versão menor do grande BOOM que é o Sana de julho. Só posso dizer que adorei, com certeza vou em outras épocas!
Por lá tem apresentações de dança e música - desde rock pesado a pop japonês -, estandes que vendem mangás e animes - pra minha tristeza os animes só são vendidos no Sana de julho... -, bugigangas relacionadas aos animes e mangás preferidos da galera, camisetas, canetas, canecas e muitos outros objetos relacionados a cultura pop de um modo geral.
Além de uma ambientação cheia de cosplays - você pode ver princesas, jedis, fadas, bruxas, ursos de pelúcia, personagens de animes e de filmes famosos - e pessoas de todas as idades, o Sanafest se caracteriza por comer o seu dinheiro... E de apresentar culturas diferentes, é claro!
Sakura Card Captors e Os Livros da Magia
Claro que eu não poderia sair do Sana sem ter a Sakura comigo! É um clássico - pelo menos eu considero - dos mangás... Ai, simplesmente lindo! Não é a toa que me chamavam de Sakura quando criança. E junto com esses três volumes comprei Os Livros da Magia, de Neil Gaiman, numa versão linda de capa dura que contém os quatro livros.
Só lembrando que o Sana acontece em várias cidades, portanto fiquem atentos caso suas cidades sejam sedes. Pra mim, valeu totalmente a pena.

terça-feira, fevereiro 4

Resenha #6 - O Sonho de Eva, Chico Anes


O Sonho de Eva, Chico Anes

      Chico Anes, em seu segundo livro, aborda de maneira interessante a ficção científica, a psicologia, a religião e a filosofia numa mistura inesperada, dando um comichão nos leitores atentos às metáforas e às referências sutis.
      O livro é narrado em terceira pessoa, focando em Eva, ou na Dra. Abelar, quando está diante de seus colegas cientistas. A história se inicia quando Joachim, seu filho, desaparece sem deixar rastros na mesma noite em que Anna, sua irmã, pula do 20º andar de um edifício. Em meio a vários problemas, Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã em um projeto chamado DreamGame, um invento revolucionário que permitirá às pessoas jogarem enquanto dormem. Desconfiada, Eva decide trabalhar com Yume para tentar conseguir pistas sobre a tragédia que envolveu Anna, mas ao conhecer a grandiosidade do projeto descobre que a sociedade está vulnerável demais à tecnologia, sendo submetida ao sequestro da liberdade e do livre-arbítrio.
      A sinopse parece mais um filme que passa de vez em quando nos cinemas brasileiros, não é? Esse é bem o clima da história, desde os nomes bastante "universais" - para não dizer não-brasileiros - a cenários que poderiam muito bem fazer pano de fundo para uma ficção científica contemporânea.
      Todos os elementos desse livro, apesar das críticas anteriores, se encaixam muito bem juntos. A filosofia empregada em passagens reflexivas sobre o que se passava, os sonhos metafóricos de Eva e a relação dela com outros personagens durante a trama é simplesmente intrigante. O método como o autor estruturou as ideias nesse livro é muito bom, e diversas vezes me vi pensando em significados para o que acabara de ler. A simbologia de Eva é muito explorada, e as passagens sobre sonhos lúcidos foram os fatores mais intrigantes que me fizeram virar as páginas cada vez mais rápido.
      Consegui perceber alguns erros um tanto simples, mas que me deixaram um tanto desapontada. As passagens onde existe muita ação e tensão, por exemplo, são bem rasas. A descrição deveria ter sido melhor trabalhada nesses pontos, pois contribuiria muito na constituição da história. Outro aspecto que senti falta foram passagens das pesquisas da Dra. Eva. Nossa, como senti falta! A prática dessas pesquisas foi bem apresentada, mas as teorias e pontos chaves sobre os sonhos lúcidos foram deixados de lado para seguir o caminho para o desaparecimento do filho e a morte da irmã. Sério, se as pesquisas fossem mais exploradas com certeza esse livro estaria - ainda mais rico - em detalhes e informações diferentes.
      A escrita é muito fácil, bem tranquila de se ler. Chico Anes tem umas metáforas tão sutis que somente nos damos conta de que eram metáforas depois de algumas páginas. Eva é muito bem caracterizada, mas os outros personagens nem tanto. São um pouco rasos, na minha opinião. O desfecho é cheio de desvios, caminhos diversos, e o final é um pouco clichê. Apesar disso a história nos encanta pela riqueza de detalhes de outras áreas, como a psicologia, a religião e a filosofia. É um livro que recomendo muito para quem gosta do gênero de ficção científica e quer ver como um autor nacional contemporâneo aborda isso.
      E preciso falar da capa maravilhosa? Não, obrigada. Tudo me faz crer que os livros nacionais estão cada vez melhores, inclusive nas edições!

sexta-feira, janeiro 17

Update #1 - Meta Para o (Fim do) Ano (2013)

Primeira atualização sobre a meta para o final do ano, a loucura que resolvi inventar para tentar acabar com os livros por ler... Talvez eu consiga alguns avanços significativos, então ainda estou levando adiante... Não é bem para o final do ano, já que estamos quase no final de janeiro, mas serão os livros que terão prioridade esse ano. Algumas mudanças já aconteceram, então quis logo mostrar meu progresso.

SAGAS AINDA NÃO TERMINADAS
 A Saga do Tigre, Colleen Houck
 - A Maldição do Tigre, (VOL. 1);
 - O Resgate do Tigre, (VOL. 2);
 - A Viagem do Tigre, (VOL. 3);
 - O Destino do Tigre, (VOL.4);

 Saga Acampamento Shadow Falls, C.C. Hunter
 Nascida à Meia-Noite, (VOL. 1);
 - Desperta ao Amanhecer, (VOL. 2);
 - Levada ao Entardecer (VOL. 3);
 - Sussurros ao Luar (VOl. 4); << Ainda não adquirido.
 - Escolhida ao Anoitecer (VOL. 5); << Ainda não adquirido.

 Saga Os Imortais, Alyson Noël
 - Para Sempre (VOL. 1)
 - Lua Azul (VOL. 2); << Em andamento.
 - Terra das Sombras (VOL. 3);
 - Chama Negra (VOL. 4);
 - Estrela da Noite (VOL. 5); << Ainda não adquirido.
 - Infinito (VOL. 6); << Ainda não adquirido.

LIVROS ÚNICOS AINDA NÃO TERMINADOS
 - Morte Súbita, J. K. Rowling;
 - O Chamado do Cuco, J. K. Rowling;
 - O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder;
 - A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak;
 - 23 Histórias de um Viajante, Marina Colasanti;
 - Contos de Vampiros, Org. por Flávio Moreira da Costa.

Inauguração do Canal no Youtube




Finalmente tomei coragem e fiz o vídeo que marca o início do canal. Lá vou falar sobre livros, fazer tags e desafios, bem o que eu faço aqui, mas lá haverá uma interação maior! Espero que gostem e desconsiderem o nervosismo! haha :D

quinta-feira, janeiro 16

Maratona Literária - Dia #4



      PROGRESSO DO DIA: Terminei de ler 23 Histórias de um Viajante, da Marina Colasanti. Comecei a leitura às 15h30 e terminei às 18h30, ou seja, 3 horas para ler as 224 páginas. O livro não possui capítulos, pois a sua divisão se dá por histórias menores que compõem a história maior. Li as 150 páginas diárias mais as 26 que acumulei ontem. Hoje vou iniciar a primeira leitura da segunda meta, e o livro se chama Lua Azul, segundo livro da série Os Imortais, escrita por Alyson Noël.

Meta Diária: 150+26 páginas (cumprida);
Leitura de hoje: 224 páginas;
Leitura Total: 912 páginas (150+150+150+150+150+150+12*);
*Bônus de 12 páginas para amanhã (17/01), caso a leitura seja dificultada por qualquer motivo. Contando com isso, posso ler 138 páginas sem prejudicar o prazo.
Velocidade: 74,6 páginas/hora.


Meta Nº1: Livros Queridos
 - O Sonho de Eva, de Chico Anes (304 páginas);
 - Levada ao Entardecer, de C. C. Hunter (384 páginas);
 - 23 Histórias de um Viajante, Marina Colasanti (224 páginas);

Meta Nº2: Livros Indesejados
 - Lua Azul, de Alyson Noël (256 páginas);
 - Terra das Sombras, de Alyson Noël (269 páginas);
 - Chama Negra, de Alyson Noël (239 páginas);

quarta-feira, janeiro 15

Maratona Literária - Dia #3



      PROGRESSO DO DIA: Hoje terminei de ler Levada ao Entardecer, da C. C. Hunter. Li da página 260 até a 384, o que conta 124 páginas. Ainda não completei a meta de páginas diárias, mas hoje começo o 23 Histórias de um Viajante, da Marina Colasanti. Retomei a leitura de ontem às 11h30, e terminei às 15h, o que quer dizer 3 horas até finalizar o livro.

Meta Diária: 150 páginas (124; não cumprida);
Leitura de hoje: 124 páginas;
Leitura Total: 688 páginas (150+150+150+150+88+26*);
*Faltaria 26 páginas para que eu já tivesse cumprido 5 dias da meta 1) Ler pelo menos 150 páginas ao dia, e caso essas páginas tivessem sido lidas, meus prazo de 6 dias para terminar os 3 livros obrigatórios seria reduzido. Amanhã (16/01) lerei 150+26 páginas para tentar, ao final de toda a semana, ter tempo para alcançar as outras duas metas (ver Maratona Literária - Dia#1);
Velocidade: 41,3 páginas/hora.


Meta Nº1: Livros Queridos
 - O Sonho de Eva, de Chico Anes (304 páginas);
 - Levada ao Entardecer, de C. C. Hunter (384 páginas);
 - 23 Histórias de um Viajante, Marina Colasanti;

terça-feira, janeiro 14

Maratona Literária - Dia #2


      PROGRESSO DO DIA: Comecei a ler Levada ao Entardecer, terceiro livro da série Acampamento Shadow Falls, escrita pela C. C. Hunter. Esse volume tem 384 páginas, 38 capítulos. Iniciei a leitura às 10h da manhã e pausei às 17h porque recebi visitas em casa. Depois disso não retornei a ler, e nessas 7h li 260 páginas. Minha meta diária de 150 páginas foi cumprida, mais um pouco e pouparia um dia do prazo estipulado. Eis meu saldo às 23h15:

Meta Diária: 150 páginas (Cumprida);
Leitura de hoje: 260 páginas;
Leitura Total: 564 páginas (150+150+150+114*);
*Faltaria 36 páginas para que eu já tivesse cumprido 4 dias da meta 1) Ler pelo menos 150 páginas ao dia, e caso essas páginas tivessem sido lidas, meus prazo de 6 dias para terminar os 3 livros obrigatórios seria reduzido. Amanhã (15/01) lerei 150+36 páginas para tentar, ao final de toda a semana, ter tempo para alcançar as outras duas metas (ver Maratona Literária - Dia#1);
Velocidade: 37,14 páginas/hora.


Meta Nº1: Livros Queridos
 - O Sonho de Eva, de Chico Anes (304 páginas);
 - Levada ao Entardecer, de C. C. Hunter (260/384 páginas);
 - 23 Histórias de um Viajante, Marina Colasanti;

segunda-feira, janeiro 13

Maratona Literária - Dia #1


      O primeiro dia da maratona literária já começou agitado: muita correria, muitas metas sendo cumpridas, muitas outras sendo modificadas, concordamos que hoje foi um dia especial dedicado a leitura! Pra mim não foi diferente, tanto que terminei um livro. O escolhido foi "O Sonho de Eva", livro nacional escrito por Chico Anes.
      Antes de falar um pouco sobre ele - e vai ser bem pouco mesmo, já que vai ter resenha aqui no blog - quero finalmente expor minhas metas. Devo dizer que me contradisse quando falei "não quero me desafiar". Hum, tudo o que não fiz foi não me desafiar...


Meta Nº1: Livros Queridos (900)*
 - O Sonho de Eva, de Chico Anes (304 páginas);
 - Levada ao Entardecer, de C. C. Hunter (384 páginas);
 - 23 Histórias de um Viajante (224 páginas);
*A ideia era somar 900 páginas, o que totalizaria 150 páginas por dia (meta alcançável em 6 dias). Com esse adendo, minhas duas metas, 1- Ler pelo menos três livros, e 2- Ler pelo menos 150 páginas por dia, seriam mais que suficientemente cumpridas.

Meta Nº2: Livros Indesejados*
 - Lua Azul, de Alyson Noël (256 páginas);
 - Terra das Sombras, de Alyson Noël (269 páginas);
 - Chama Negra, de Alyson Noël (239 páginas);
*Nessa categoria, que só é obrigatória caso eu passe a primeira meta, abrange os livros que quero logo me desfazer. São livros que já tenho há muito tempo e que enrolava para ler. Essa semana, talvez, eu não tenha escapatória.

Meta Nº3: Livros Negligenciados*
 - O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway (126 páginas);
 *Essa meta é a mais livre de todas. Caso eu chegue até ela, o único livro "obrigatório" é o listado acima. Depois, caso ainda sobre tempo, quaisquer outros livros finos terão prioridade.


      PROGRESSO DO DIA: O livro de hoje foi O Sonho de Eva, como dito no início desse post. Possui 304 páginas, 21 capítulos. Comecei a ler às 10h da manhã (horário de Brasília -1 hora, já que aqui não tem horário de verão) e terminei às 18h30 da noite, o que resulta oito horas e meia para a leitura, incluindo pausas periódicas de alguns minutos para fazer outras atividades. Com esse desconto, posso estimar que terminei de ler o livro em 8 horas. Ainda hoje pretendo começar o segundo livro da lista, Levada ao Entardecer.
      E vocês, como estão levando suas metas? Estão indo bem? Espero que sim! Lembrem-se, diversão acima da pressão! Até a próxima, pessoal!

segunda-feira, janeiro 6

Maratona Literária 2.0 - Vou participar, e você?

Maratona 2.0
(Imagem retirada do blog Café com Blá Blá Blá)

      Primeiramente espero que vocês tenham tido um ótimo final de ano e ótimos feriados! Cheguei para começar os trabalhos em 2014 aqui no blog! Depois de uma longa viagem tudo o que eu quero é ler bons livros e compartilhar minha opinião com vocês. Qual seria o melhor jeito de me motivar a ler mais e escrever mais do que a segunda Maratona Literária? Queria muito ter participado da primeira, mas só descobri que ela existia perto do seu término... Mas vamos ao que interessa: o projeto mais recente que resolvi abraçar!

      BREVE EXPLICAÇÃO: Maratona Literária 2.0 é uma iniciativa de vários blogs associados para que os participantes estipulem metas e diminua um pouco a pilha de livros não lidos. Se quiser participar, clique aqui para ir ao Café com Blá Blá Blá e saber mais sobre o evento literário.

      Como o desafio consiste em estipular metas e segui-las no período do dia 13/01 (00h00) ao dia 19/01 (23h59), resolvi estipular também uns adendos sobre essa tarefa:

1. Se for para mudar alguma meta, que seja para aumentá-la, não o contrário;
2. Uma vez esquematizado o método de leitura, somente modificá-lo em caso de força maior (sem piadas, por favor);
3. Se perder o ritmo, dilua as páginas restante no tempo determinado do desafio;
4. Aceite os desafios diários, e divirta-se!

Ok, o último adendo teve duas exigências, mas tudo bem... Agora que já estou quase assinando esse contrato, vamos para minhas verdadeiras metas:

1. Ler - pelo menos - 3 livros;
2. Ler - pelo menos - 150 páginas por dia;
3. Se a meta número um for alcançada, o último dia (ou qualquer outro dia dentro da semana do desafio) será dedicado para livros menores que não necessitam de tanto tempo;

Para um primeiro desafio a lista de exigências está até pequena, mas não quero me arriscar muito. Isso não quer dizer que não vou me divertir! Parecido com o NaNoWriMo, mas sobre leitura. Participem também! Acessem o FAQ Maratona Literária caso tenham alguma dúvida.
Até a próxima, pessoal!